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Filmes nacionais estreiam em drive-in para cumprir regra, mas lucro vem do streaming

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Filmes nacionais estreiam em drive-in para cumprir regra, mas lucro vem do streaming


Depois de um hiato no lançamento de filmes no Brasil, as distribuidoras voltaram, timidamente, a colocar longas inéditos na praça. A maior parte deles passa pelos drive-ins espalhados por alguns estados, mas concentra sua campanha nas plataformas de streaming por aluguel por dois motivos:

  • O número de drive-ins que podem receber filmes inéditos é muito baixo, o que encolhe também a bilheteria;
  • As plataformas de streaming com possibilidade de aluguel de filmes têm alcance nacional e podem compensar o valor de ingressos.

A passagem por drive-ins não é mero capricho, explicam profissionais do cinema, mas obrigação. Filmes com financiamento público precisam estrear na chamada primeira janela de exibição, que são os cinemas. Com as salas tradicionais fechadas pela pandemia de Covid-19, a Ancine (Agência Nacional do Cinema) liberou, em 10 de julho, que os drive-ins cumprissem essa função.

Mas o número de drive-ins que podem receber filmes inéditos é muito menor que o número de unidades funcionando no país. Para valer como primeira janela, eles precisam estar registrados na Ancine, usar tecnologia de alta performance ou projetores de 35mm, ter programação com filmes lançados nos últimos 12 meses e cobrar ingressos.

Na maioria dos casos, só cumprem essas obrigações os drive-ins que são administrados por exibidores de cinema – que são poucos.

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